FOF: 

http://ww3.fof.dk/Kurser.aspx?enhed=23&;menu=60

  (

Lyngby & Copenhaga K

)

AOF: http://www.aof.dk/kurser/Sprog/Portugisisk/  (Frederiksberg, Copenhaga K, Valby, Herning & Fåborg)

 


 

Aulas de Português de Portugal e Português do Brasil
Eu chamo-me Marlene e sou professora de português licenciada pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Vivo na Dinamarca desde 2008 e, desde então, tenho vindo a ensinar português. Hoje ensino, esporadicamente, em algumas escolas de línguas, como a AOF Frederiksberg, na BLS em Nørrebro e a Sprogbroen em Frederiksberg.
Desde o início do meu percurso no ensino neste país, eu tive vontade de fazer um grupo para reunir todos os interessados na Língua Portuguesa. No entanto, o reduzido número de alunos e a falta de coesão nos primeiros anos, nunca permitiu a realizacão desse projecto. Por isso, esse desejo foi sendo adiado até ao dia em que nas aulas de "Portugisisk 3", na AOF Frederiksberg, uma aluna sugeriu fazer um jantar de turma. Eu fiquei tão entusiasmada, que propus um jantar em que todas as turmas pudessem participar.
A maioria dos estudantes mostraram agrado face à ideia e, rapidamente, combinámos encontrarmo-nos no único restaurante de expressão portuguesa do país: O Café Brasil, em Frederiksberg. O jantar teve lugar no dia 1 de Junho e reuniu mais de 20 alunos de Português.
A noite revelou-se um verdadeiro sucesso. Foi uma oportunidade única para pessoas de diferentes idades e origens conviverem ao som de música de expressão portuguesa e partilharem experiêcias, desejos e ânseios em relacão à aprendizagem da nossa língua. Foi neste ambiente de alegria e amizade que surgiu a ideia de criar um grupo no facebook, com o intuito de juntar todos os interessados pela língua e cultura de origem portuguesa.. Assim, além de publicar factos, curiosidades, músicas, fotografias de países lusófanos, também poderão estar actualizados em relacão a eventos  que envolvam a lusofonia na Dinamarca.
Espero que esta página sirva o interesse de estudantes e curiosos. E, consequentemente, atraía mais estudantes para as aulas de português.  Na página, também, estão disponíveis contactos e locais onde é possível aprender a língua de Camões.
Marlene Coelho
 

Projecto de aulas de Português para adultos
Familiares, amigos e conhecidos de portugueses na Dinamarca:
A iniciação de um curso de português para crianças em Copenhaga é um acontecimento indubitavelmente fantástico!
O interesse pela aprendizagem da língua portuguesa por parte dos familiares / amigos de portugueses aqui na Dinamarca também existe e, ao longo de vários anos, tenho sido desafiada a organizar um curso de português para adultos.
Acho que chegou agora a altura de realizar esse projecto!
Sou portuguesa, de Lisboa, e tenho uma licenciatura em Língua Portuguesa e Francês da Faculdade de Letras de Lisboa.
Tenho bastante experiência na área de ensino a adultos, uma vez que leccionei durante nove anos na Universidade de Copenhaga (Faculdade de Letras de Faculdade e Faculdade de Teologia - Centro de Estudos Africanos).
O curso visará proporcionar a aprendizagem da língua portuguesa com base numa perspectiva essencialmente comunicativa, incluindo também aspectos culturais característicos do país.
Pretendo organizar um curso de iniciação à Língua Portuguesa que forneça aos cursistas conhecimentos básicos da língua e que lhes permita compreender, comunicar e ler português a um nível elementar. Os cursistas aprenderão a interagir em situações de comunicação menos complexas do quotidiano.
O material didáctico incluirá compêndios e CDs e as explicações teóricas serão feitas em dinamarquês.
Em breve entrarei em contacto com a “comuna” de Copenhaga a fim de tentar encontrar um local para a realização deste curso.No entanto, se conhecerem alguém que possa disponibilizar um local para o efeito, poderemos mais rapidamente dar início às aulas.
Uma vez que a “comuna” não apoia financeiramente este projecto, poderemos combinar um preço pelo grupo, dependendo evidentemente do número de cursistas.
Se estiverem interessados/as enviem um e-mail a:
Maria Leonor Paiva