Existem cerca de 2000 portugueses registados na Secção Consular da Embaixada, mas existem muitos mais que ainda não o fizeram.
Não sendo um procedimento obrigatório, apela-se assim a todos os cidadãos nacionais que ainda não o tenham feito que procedam à sua inscrição consular a qual, sendo totalmente gratuita, permitirá à Embaixada manter um contacto mais estreito e constante com os portugueses.
Atendimento, marcações, feriados
O atendimento presencial da Secção Consular funciona na chancelaria diplomática de 2ª a 6ª feira entre as 13 e as 16 horas e o atendimento é feito, preferencialmente, por marcação prévia.
No último dia útil de cada mês este atendimento é efetuado entre as 10 e as 13 horas.
Entretanto, recordamos que em 2018 a Embaixada estará encerrada ao público nos seguintes dias feriados: 1 de janeiro, 29 e 30 de março, 02, 25 e 27 de abril, 1, 10 e 21 de maio, 10 de junho, 5 de outubro, 1 de novembro e 25 e 26 de dezembro.
Poderá efetuar o pagamento dos atos consulares através de numerário ou cartão de crédito (excepto American Express). Entre o dia 21 e o último dia útil de cada mês, apenas são todavia aceites pagamentos em numerário ou dankort, por motivos de demora do sistema bancário dinamarquês em processar os pagamentos efetuados com outros tipos de cartão de crédito.
Consulte aqui os valores de cada ato consular (taxa de câmbio consular em vigor: 1 EUR = 7,4277 DKK)
https://www.copenhaga.embaixadaportugal.mne.pt/pt/
Inscrição consular
Excetuam-se os menores de 10 anos, os quais podem ser inscritos a pedido dos seus legais representantes, que têm que estar presentes, desde que seja produzida prova bastante de que os menores se encontram na área de jurisdição do posto consular.O registo consular é comprovado por cédula ou certificado de inscrição. A cédula é válida por cinco anos.
IMPORTANTE: A inscrição consular só pode ser feita se o interessado tiver nacionalidade portuguesa.
- Bilhete de Identidade ou Cartão de Cidadão.
- Passaporte (não obrigatório).
- 1 fotografia tipo passe, atualizada e a cores.
- Cédula Pessoal, certidão de nascimento válida ou certificado de nacionalidade, emitidos pelos Serviços competentes portugueses, para os menores de 10 anos que não possuam Cartão de Cidadão ou Bilhete de Identidade.
OBS.: Quando o utente não possua Cartão de Cidadão ou Bilhete de Identidade válidos poderá ser feita uma inscrição consular provisória mediante a apresentação de passaporte nacional válido. Neste caso não poderão ser emitidos documentos para os quais seja necessário a apresentação de Cartão de Cidadão/B.I.
(Fonte: Embaixada de Portugal na Dinamarca)