
“Dia 17 de novembro às 19:00 horas
Posthus Teatret, Rådhusstræde 1, 1466 København
Preço para sócios (com quotas regularizadas):
30 Dkk
Preço para não sócios:
80 Dkk
Acesso só com reserva de bilhetes para: portugisiskforeningdk@gmail.com
A exibição do filme de Patrícia Sequeira resulta de uma colaboração entre a Embaixada de Portugal em Copenhaga, a Portugisisk Forening i Danmark (Associação Portuguesa na Dinamarca) e o Posthus Teatret. O Instituto Camões apoia esta iniciativa.
O filme baseia-se na história de amor entre Francisco Sá Carneiro e Snu Abecassis”, uma relação bastante à frente do seu tempo e fora da moral então vigente em Portugal.
Ebba Merete Seidenfaden, o seu nome de solteira, era uma cosmopolita. Nasceu na Dinamarca em 1940, viveu na Suécia, estudou em Inglaterra e nos Estados Unidos. Chegou a Portugal em 1962 por via do seu casamento com um português. Viveu e acabou falecendo no seu país de adoção a 4 de dezembro de 1980 no acidente/atentado de Camarate, Portugal.
Snu foi o nome que lhe deram em criança e significa esperta. Acreditava no poder da educação como forma de mudar o mundo e, habituada a uma vida mais livre, não se dispôs a ficar em casa a tomar conta do marido e filhos, papel tradicional das mulheres portuguesas da época.
Fundou as Publicações Dom Quixote, uma editora responsável pela publicação de vários livros que marcaram modernidade e ousaram desafiar a censura do Estado Novo.
Francisco Sá Carneiro foi fundador e líder do PSD, um político carismático que foi Primeiro Ministro durante apenas 11 meses.
Conhece e apaixona-se por Snu em 1976. Foi uma controversa história de amor que terminou com a morte dos dois no avião que os transportava.
Sobre este tema:
À venda no dia da exibição do filme estará o livro que Eva Birgitte Henningsen escreveu em dinamarquês sobre Camarate. Com o título “Det mørklagte attentat”, foi publicado em 2019 pela Forlaget Vandkunsten.
Na ocasião do lançamento do livro a Portugisisk Forening i Danmark organizou um evento para o assinalar. Eva Birgitte Henningsen é jornalista radicada em Portugal há várias décadas e no seu livro relata o trabalho das muitas comissões parlamentares que tentaram – durante 30 anos! – apurar o que aconteceu naquele dia em Camarate, foi acidente, foi atentado?
A questão continua oficialmente sem resposta, mas para a maioria não restam dúvidas que foi um atentado que tirou a vida a 7 pessoas.
Ainda sobre este tema:
Em 2013 a editora Peoples Press publicou a tradução do livro da jornalista Cândida Pinto, em português “Snu e a vida privada com Sá Carneiro”, em dinamarquês “Snu Seidenfaden, kærlighed, bøger og politik”.”
https://copenhaga.embaixadaportugal.mne.gov.pt/pt/a-embaixada/noticias/exibicao-do-filme-snu-dia-17-de-novembro-as-19-00-horas