Mensagem do novo Embaixador de Portugal na Dinamarca, João Maria Cabral

“É com enorme prazer que vos dou as boas-vindas à página da Embaixada de Portugal em Copenhaga.

Cheguei à Dinamarca em Dezembro de 2020, mas, por causa das restrições sanitárias em vigor, só no dia 20 de Abril de 2021 tive a honra de apresentar a S.M. a Rainha Margarida as Cartas Credenciais que me acreditam como Embaixador de Portugal junto do Reino da Dinamarca.

Iniciei as minhas funções num momento particularmente difícil para os nossos dois países, para o nosso continente europeue para toda a humanidade. E as minhas primeiras palavras são de solidariedade para com todos aqueles que foram atingidos por este flagelo com a perda de familiares e de amigos pr óximos, assim como de agradecimento a todos aqueles que, na área da saúde e em muitas outras áreas essenciais, têm continuado a trabalhar em condições adversas e arriscadas para garantir o bem comum.

Nestes período complicado em que a generalidade da Dinamarca se encontrou sob regras estritas de confinamento, a Embaixada de Portugal permaneceu sempre aberta e operacional, embora sujeita a rigorosas regras sanitárias, tendo particularmente em atenção a necessidade de manter a secção consular em funcionamento e ao serviço da comunidade residente.

Todos fazemos votos para que situação atual de enorme crise e sofrimento possa rapidamente ser ultrapassada, de forma    a regressarmos a alguma normalidade. Associo-me naturalmente a esta expetativa. Os sinais atuais são positivos, mas a experiência recomenda a maior prudência. Espero assim poder em breve desempenhar sem restrições as funções em que fui investido, designadamente a de zelar pela qualidade e pelo reforço das relações entre  Portugal e a Dinamarca, nos mais diversos domínios, e a de cuidar dos interesses de Portugal e da comunidade portuguesa neste país.  Prosseguirei, nesse âmbito, o trabalho dos meus predecessores, privilegiando o desenvolvimento de ações nas áreas cultural e económica, divulgando o que de melhor o nosso país tem para oferecer, incluindo as suas gentes, razão pela qual tenciono continuar a  promover iniciativas com o envolvimento da comunidade portuguesa aqui residente. Sei que posso contar com uma comunidade jovem, vibrante, altamente qualificada e bem integrada. O empenho e a colaboração de todos são determinantes e conto por isso com cada um de vós.

Há muito mais de comum entre os nossos dois países do que se possa pensar à primeira vista.  São ambos parceiros na União Europeia, aliados na NATO, apoiam uma ordem internacional baseada em princípios e valores comuns e  são firmes defensores do papel das Nações Unidas e do reforço do multilateralismo a nível global. São também países com especiais ligações ao mar, pátrias de intrépidos navegadores e países orgulhosos de uma história milenar, que faz deles dois dos mais antigos países do nosso continente. São tudo elementos de aproximação que importa evidenciar e potenciar, dinamizando a relação entre agentes políticos, económicos, culturais e a sociedade civil. 

Este site pretende disponibilizar informação sobre Portugal e sobre os serviços que aqui podemos prestar, e constituir também um instrumento de apoio aos membros da comunidade. Procuraremos fornecer dados atualizados, sempre que possível também em inglês e dinamarquês. Para que o site possa ser útil, contamos também com as propostas e a colaboração do todos, no sentido de melhorar a nossa ação e a informação disponibilizada.

O nosso objetivo é aperfeiçoar permanentemente o trabalho da Embaixada, tornando-a mais próxima de todos e mais útil para os interesses do país e dos portugueses.

Esta não é só a página da Embaixada de Portugal na Dinamarca. É igualmente a vossa página. Espero que vos seja útil.

João Maria Cabral”