Uma ex-emigrante portuguesa na Dinamarca que voltou para Portugal e iniciou o projecto “Planeta R”

“Maria Lopes sempre teve uma preocupação ecológica. Na família chamam-na de “a verde”, em tom de brincadeira. Tem 38 anos e é formada em Turismo. Sempre trabalhou na área e, em 2012, mudou-se para a Dinamarca para fazer um mestrado.

Trabalhou na Visit Copenhagen, a organização oficial de promoção externa da cidade. Foi lá que conheceu o seu marido, Nikolaj, com quem teve um filho, o Leo, em 2015. Três anos depois, a família decidiu mudar-se para Portugal.

“Juntei-me a outro profissional da minha área e criámos uma startup de turismo. O negócio foi imensamente afetado com a pandemia e ainda não recuperou. Foi neste clima de imensa frustração e tristeza, que no verão de 2020 entrei num processo de ‘soul searching’. Quis buscar dentro de mim algo que me apaixonasse e fizesse sentido neste mundo surrealista da pandemia. Foi assim que nasceu a Planeta R.”

Foi na Dinamarca que Maria ganhou a maior parte dos seus hábitos diários de sustentabilidade, como visitar mercados de segunda mão, comprar roupa usada para o filho online ou andar de bicicleta.

“Um dia, graças à minha paixão por material de papelaria, apercebi-me que havia uma grande lacuna no mercado português: material escolar reciclado, tanto o papel como os plásticos.” Tudo começou a partir daí, e desde então são várias as campanhas de regresso à escola com material escolar reciclado e a preço de hipermercado.

“Também no último Natal, levámos às casas dos portugueses presentes sem plástico, reciclados, naturais ou feitos em Portugal, e em embrulhos reutilizáveis, feitos à mão e gratuitos.”

Depois da loja online, que começou em setembro de 2020, a loja física, com 54 metros quadrados, abriu em Oeiras, no dia 29 de junho deste ano.

“Vendemos produtos para o dia-a-dia e presentes em versões mais amigas do ambiente, preferindo produtos feitos em Portugal, naturais, sem embalagem, ou com embalagem de cartão. Para cada produto tentamos encontrar a opção mais eco-responsável possível.”

Na Planeta R encontra produtos de limpeza a granel, esfregões ecológicos, produtos de higiene eco, como é o caso da escova de dentes em bio-plástico com cabeça amovível, cosméticos zero waste (por exemplo champô sólido natural e feito em Portugal), brinquedos de madeira ou sem plástico, livros infantis de editoras portuguesas, e papelaria ecológica, como micas de plástico 100 por cento reciclado, mochilas feitas de garrafas PET recicladas ou cadernos 100 por cento reciclados.

Os preços são muito variados. Vão dos 0,40€ aos 50€. O espaço, no número 9C da Rua Belo Horizonte, está aberto de terça a sexta-feira, das 10 às 19 horas, e aos sábados, das 10 às 13 horas.

De seguida, carregue na galeria para conhecer melhor a Planeta R e os seus artigos.”

https://newinoeiras.nit.pt/compras/ha-uma-nova-loja-totalmente-ecologica-e-com-precos-acessiveis-em-oeiras/?fbclid=IwAR1naSBm7E0EChWkdyR87DTUUh_E-pqUR_o7ZnB0JGWQ7oKS_Bxk8lE82JA